Rede Minas

A Rede Minas é uma TV de caráter cultural e educativo, que há mais de 25 anos forma e consolida valores da sociedade, contribuindo ativamente para a construção da cidadania. A emissora está integrada à política cultural do Estado de Minas Gerais, por meio da Secretaria da Cultura.

Suas ações priorizam a inclusão social, cultura, educação, saúde, lazer e respeito ao ser humano, proporcionando a todos o direito à informação com qualidade. É investindo em pessoas e em tecnologia que a Rede Minas cria, a cada dia, condições para que todos os mineiros sejam cidadãos plenos e possam, assim, crescer, se expressar, experimentar, se emocionar e sonhar.

A Rede Minas foi criada em 1984, como emissora estatal de interesse público tendo como objetivo de promover o intercâmbio de valores, educação e cultura entre a população de Minas Gerais. A primeira sede da emissora foi uma casa na Av. Assis Chateaubriand, 167, onde permaneceu por 10 anos. Naquela época, sua área de atuação abrangia 33 municípios em torno do centro do Estado e sua programação, com retransmissão simultânea da TVE do Rio de Janeiro, ia ao ar das 18h às 24 horas.

As primeiras produções locais surgiram em 1985. Momentos de Minas foi uma das produções pioneiras que, mais tarde, deu lugar ao Jornal de Minas. Em 1987, surgiram os programas Alta Tensão, Testemunha Ocular e Agenda, ampliando ainda mais a grade de produções locais. Ao mesmo tempo, o alcance da Rede Minas aumentou, com a instalação de um link de micro-ondas ligando Belo Horizonte ao Sul de Minas.

A partir de 1987, a média diária de veiculação passou de 6 para 17 horas e meia. Em 1992, além da programação da TVE, a TV Minas incluiu em sua grade mais programas da TV Cultura de São Paulo. Em 1995, transferiu-se para o endereço atual - Av. Nossa Senhora do Carmo, 931 e passou a adotar a marcaRede Minas.

Em abril de 1998 foi inaugurado o sistema de transmissão digital via satélite, com 336 retransmissoras veiculando a programação da Rede Minas, marco inicial da interiorização da programação da emissora no Estado.

A partir de 2004 a planta instalada cresceu, contando hoje com cerca de 650 estações retransmissoras, aos cuidados do Departamento Estadual de Telecomunicações.

São 24 horas no ar, com média diária de oito horas de programação própria. A televisão produz cinco telejornais e quatro programas diários 22 programas semanais (dos quais 18 produzidos internamente e dois em parceria com produtoras externas) e dois programas mensais.

A qualidade da programação tem sido reconhecida nacionalmente, conquistando importantes prêmios. Na grade de programação e no jornalismo a emissora reforçou o alinhamento com a política de interiorização, priorizando um grande número de conteúdos que tenham maior identidade com a cultura brasileira.

Em reconhecimento a esta qualidade, pautada pelo respeito à diversidade cultural, programas da Rede Minas são exibidos em cadeia nacional na TV Brasil(programas Diverso, Alto-Falante, Rede Jovem de Cidadania e Dango Balango), na TV Cultura (programa Mais Ação) e na TV Rá Tim Bum (programa Dango Balango).

Desde 2005 a operação da emissora é conduzida em parceria com a Associação de Desenvolvimento de Radiodifusão de Minas Gerais - ADTV, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), tendo como objetivo fomentar, executar e promover atividades culturais, educativas e informativas, por meio da produção e veiculação de radiodifusão.

Associada à ABEPEC - Associação Brasileira das Emissoras Públicas, Educativas e Culturais e à Rede Pública de Televisão, conta com uma rede 44 afiliadas e está presente na grande maioria dos municípios do Estado de Minas Gerais.




Veja Mais!