Biblioteca Municipal de Pouso Alegre

A Biblioteca Pública “Prisciliana Duarte de Almeida” de Pouso Alegre é um centro de pesquisa e cultura integrada que oferece aos usuários acesso ao conhecimento e à informação como forma de apoio à educação e ao desenvolvimento pessoal.
Abriga atualmente um acervo de 40.500 livros e realiza uma média de 3.800 atendimentos por mês, dentre os quais pesquisas no local e empréstimos de livros (romance, poesia, biografia, filosofia, livros de auto-ajuda, esotéricos, didáticos, livros em braile), revistas e jornais.

Inscrição:
A inscrição para sócios (carteirinha da biblioteca) é feita mediante a apresentação de comprovante de residência (conta de água, luz ou telefone), 2 (duas) fotografias 3x4 e documento de identidade ou certidão de nascimento.

Funcionamento: de 2ª a 6ª feira das 9h às 17h.
Endereço: Rua João Basílio, 191, Centro, Pouso Alegre
Telefone: (35) 3449-4347

Informações Gerais

Regulamento da Bilbioteca:

01: A carteirinha terá validade de um ano, é renovada somente no sistema (atualização de dados do usuário).
02: O usuário tem o direito de pegar 02 (DOIS) livros por vez, sendo necessário a apresentação da carteirinha na hora do empréstimo. Somente o usuário titular da carteirinha poderá pegar os livros.
Os pais dos usuários menores de 15 (QUINZE) anos podem utilizar a carteirinha dos mesmos para retirada de livros. Qualquer pessoa pode fazer a devolução dos livros emprestados.
03: Os livros de romance, esotérico, auto-ajuda, religião, juvenil, infanto-juvenil, infantil, biografias, podem ser emprestados por 07 (SETE) dias, e renovados por mais 07 (SETE), se nenhum usuário estiver na espera do livro. Pode-se emprestar o livro por 15 (QUINZE) dias, mas sem direito de renovação.
04: Os livros didáticos são emprestados somente nos finais de semana. (De sexta-feira a segunda-feira)
05: Enciclopédias, revistas, jornais, e almanaques não são emprestados. São liberados somente para uso interno ou emprestados para xerox por 30 (TRINTA) minutos, mediante a apresentação de um documento original.(RG, CPF,...)
06: Os usuários que atrasarem na entrega dos livros serão penalizados com suspensão do uso da carteirinha. A penalidade é de acordo com o tempo de atraso.


Por que Biblioteca “Prisciliana Duarte de Almeida”?

PRISCILIANA DUARTE DE ALMEIDA, nasceu em Pouso Alegre, no dia 05 de junho de 1867. Era filha de Joaquim Roberto Duarte e Rita de Almeida Duarte. Desde cedo, já se dedicava às letras. Fundou o semanário “O Colibri” escrito à mão.
Fundou e manteve, por muitos anos a revista “Mensageira”, primeira e mais expressiva manifestação do talento de uma mulher, no meio intelectual brasileiro. Em colaboração com a escritora Maria Clara da Cunha Santos, sua prima, publicou “Pirilampos” e “Rumorejos”, seu primeiro livro de versos.
Casou-se com o seu primo filólogo Dr. Sylvio de Almeida. Foi para São Paulo, onde se destacou com a publicação do livro “Sombras”, obra esta que lhe rendeu a cadeira na Academia Paulista de Letras, honra que nenhuma outra mulher conseguira, até então, naquele Estado.
Dedicando-se à poesia infantil, publicou “Páginas-infantis” e organizou uma coletânea com o título “O livro das Aves”. No final de sua vida publicou “Vetiver”, seu último livro. Despediu-se da vida literária aos 75 anos de idade. Faleceu em São Paulo em l3 de junho de 1944, aos 77 anos.
O Governo de São Paulo perpetuou-lhe o memória e o exemplo, dando seu nome a um dos grupos escolares da capital paulista e a uma rua no Bairro da Saúde. Pouso Alegre, sua terra natal, prestou-lhe também uma homenagem, conferindo à Biblioteca Municipal seu nome.


Histórico

A Biblioteca possui área total de 329,81 m² e foi fundada em 31 de janeiro de 1978, pelo Decreto Municipal / Lei 1.096/A de 30/11/1971.


Veja Mais!