Três Pontas

Três Pontas, localizada na região sul de Minas Gerais, é uma cidade dotada de invejável infra-estrutura urbanística, com índices próximos a 89% tanto no saneamento básico e energia elétrica quanto pavimentação. Tem um passado rico e dessa riqueza construiu o seu maior trunfo: a qualidade de vida. A efervescência sociocultural atinge a necessidade de novas fronteiras econômicas a serem concretizadas, respaldadas nas imensuráveis condições humanas e na sua potencialidade econômica. Um município de grande extensão e de terra fértil, teve na agricultura e na pecuária as suas grandes vocações, exploradas ao longo dos anos e alicerce de toda riqueza acumulada com o café e a cana-de-açúcar. A sua privilegiada localização geográfica é fator preponderante para o seu desenvolvimento econômico, aliada a outros fatores, entre os quais destacamos:

  • Mão-de-obra farta, com bom nível de escolaridade, com destaque para o grande número de jovens para serem absorvidos pelo mercado de trabalho;
  • Uma das maiores redes escolares do sul de Minas;
  • Topografia suave, com altitude média de 905 metros;
  • Cortada por 3 longos córregos, que desaguam na Represa de Furnas;
  • Grande disponibilidade de recursos hídricos;
  • Clima ameno;
  • Solos férteis.



História

No processo de colonização da região, houve luta dos colonizadores com os escravos, que se refugiavam em quilombos, e exploradores em busca de ouro. O solo trespontano nunca foi rico em ouro. No início, organizaram-se aqui fazendas dedicadas a criação de gado e a culturas de subsistência. A capela de Nossa Senhora d´Ajuda foi o começo do povoado, atraindo populações dispersas nos arredores. O arraial, de características rural-urbana, formou-se lentamente ao redor da Capela. Três Pontas abastecia as vilas que surgiram com o ouro e mais tarde o Rio de Janeiro. Com o aparecimento e afirmação do café, em meados do século XIX, e com a abertura de estradas, atingiu o mercado externo, pelo Rio de Janeiro e também por São Paulo. O café sustentou, desde então, a economia municipal. Mas recentemente, com a agravamento das dificuldades da cafeicultura em função dos baixos preços, a atual administração busca o incremento da indústria no município, com foco na diversificação da economia e geração de empregos.

Fundação: 15 de outubro de 1768
Instalação da 1ª. Câmara Municipal: 10 de fevereiro de 1842
Elevação à vila / emancipação: 1º de abril de 1841
Elevação à cidade: 3 de julho de 1857
Comemoração do aniversário: 3 de julho
Nome anterior: São Gonçalo
Fundador: Capitão Bento Ferreira de Brito


Geografia

Localizado no sul de Minas Gerais, o município é banhado pelos rios Verde e Sapucaí (represados em Furnas), além dos ribeirões (Araras e Espera) e vários córregos. Limita-se ao norte com os municípios de Campos Gerais e Santana da Vargem, ao sul com os municípios de Varginha, Elói Mendes e Paraguaçu, a leste com os municípios de Nepomuceno e Carmo da Cachoeira e a oeste com o município de Campos Gerais.

O clima é do tipo tropical de altitude, com temperatura média anual, oscilando entre 18°C e 19°C, o que evidencia o predomínio de temperaturas amenas, durante boa parte do ano. As chuvas tem regime periódico de distribuição, apresentando maior incidente no verão; a estação seca ocorre no inverno, durando de 2 a 4 meses.

O município é banhado pelos rios Verde e Sapucaí (represados em Furnas), pertencentes à Bacia Hidrográfica do Rio Grande, além dos ribeirões Araras e Espera, algumas cachoeiras, como as da região das Sete Cachoeiras e mais alguns córregos.

A cidade de Três Pontas possui cerca de 95% de vias pavimentadas na zona urbana. Rodovias federais (BR-381, BR-267 e BR-491) e uma estadual (MG-167) que faz ligação direta à BR-381. A malha rodoviária perfaz uma área de 300 km aproximadamente, entre rodovias federais e estaduais, trecho atendido pelo município de três Pontas.

Possui aeroporto distante 3 km do centro urbano, com pista asfaltada , medindo 1.150m de comprimento por 20m de largura, o que permite o pouso e decolagem de aeronaves de pequeno e médio porte. Linhas aéreas a partir de Varginha : TAE, TAM, TAV. Possui mais de 300 km em extensão de estradas municipais de terra e 3,5 km em asfalto.


Aspectos Econômicos

A economia do município é mista, onde a pequena e média indústria convivem com a agricultura, que tem como base o café. O plantio é diversificado, mas os cafezais ocupam a maior parte da área cultivada. Existem no município mais de 30 milhões de cafeeiros plantados, numa área de 24.000 hectares, sendo o maior produtor nacional. Cerca de 75% da produção é comercializada pela Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas. Em seu Parque Industrial, apresenta indústrias de médio e pequeno porte: Indústria de fertilizantes, máquinas agrícolas, telas, artefatos plásticos, pré-moldados, produtos de serralheria, móveis, torrefações, panificadoras, gráficas, alambique e outras diversas. Além do crescimento do turismo da região impulsionada pela represa e por hoteis fazenda.

Estabelecimentos comerciais por atividade:
Restaurantes / Bares - 315
Hotéis, Motéis, Pensões - 06
Lanchonetes, Padarias e Sorveterias – 78
Postos de gasolina com serviços - 12
Empórios e supermercados – 152
Obs.: Nº total de contribuintes registrados no município nos diversos ramos de atividades : 3.938.


______________________________________________


Veja Mais!