Paraíso Perdido

Descoberta por motoqueiros de Riberão Preto na década de 60, ao qual foram atraídos pelo som de suas quedas e tamanha beleza de suas curvas e vegetação ao qual deram o nome de Paraíso Perdido.  Localizada na rodovia MG 050 km 321 sentido Capitólio com uma sinalização boa e bem visível disponibilizando de placas se vê uma entrada ao qual se desce cerca de 4,5 km numa estrada íngreme e fechada de matas acelera a ansiedade de chegar  e ver esse lugar tão especial de nome forte.

A principio o que se vê são corredeiras calmas no fundo e se ouve uma sinfonia de pássaros arruaceiros e barulhentos que engrandecem ainda mais o lugar. O que se vê e um vale cortado pelo Ribeirão Quebra Anzol rodeados por formações rochosas de quartzo esculpido minuciosamente pelo vento.

Dispondo de uma boa infra estrutura com área de camping com boas instalações e bem localizada e com um restaurante típico da cozinha mineira fartura comidas elaboradas e diversidade melhorando com uma boa dose de aguardente mineiro para descer melhor a comida.

Guias locais disponibilizam um passeio, a subida das cachoeiras um trajeto extremo de altos e baixos com cachoeiras únicas e preservadas. Contornando o poço principal por sua margem direita se sob por corredeiras de pedras cor de cobre cheias de musgos e águas agitadas que vem da cachoeira do escorrega uma diferente e animada diversão em seguida contorna o paredão com poços de águas calmas e negras com uma queda leve de água que ecoa dentro de uma caverna que fica ao lado direito a subida pelo paredão e cheia de adrenalina ao contornar vale a pena mergulhar no poço da juventude de águas calmas e pedregulhos no fundo cria uma atmosfera única e imparcial.

A maior surpresa e uma arvore que em sua volta passa duas cachoeiras conhecida como a árvore da vida um capricho da natureza, a subida e sossegada com guias com experiência é possível ver o cerrado preservado com uma grande variedade de plantas e flores. Ao final da subida se encontra poços de águas calmas e quentes e ao fundo um paredão enigmático e intocável.

Com um nome forte e instigante esse lugar ainda preservado da voracidade humana e ganância propicia momentos únicos com diversas cachoeiras um contado direto com a natureza aonde a paz soa pelo ar numa brisa fresca e gostosa. Desvendar o Paraíso Perdido e conhecer esse pedacinho do Parque Nacional Serra da Canastra é um experiência única.







Texto e fotos por: Lucas Azevedo.


Veja Mais!