INATEL, Instituto Nacional de Telecomunicações

Fundado em 1965, o Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel, é pioneiro no ensino e na pesquisa especializada em Engenharia Elétrica e de Telecomunicações no Brasil. O Instituto está localizado em Santa Rita do Sapucaí, no Sul de Minas Gerais. Com o lema de 'Formar o Homem para a Engenharia', o Inatel trabalha para a formação técnica e humanística de seus alunos.


Além de Graduação em Engenharia Elétrica (Eletrônica e Telecomunicações) e Engenharia da Computação, oferece ainda Especialização em Engenharia de Redes e Sistemas de Telecomunicações, Engenharia Biomédica e Especialização em Sistemas de TV Digital, primeiro curso lançado no país, além do curso de Mestrado em Telecomunicações.
O campus possui uma área total de 75.000 m2 com amplas salas de aulas, laboratórios modernos, biblioteca com grande acervo técnico e cultural, auditório e telessala com recursos audiovisuais, além de extensa área verde.

Na busca constante do desenvolvimento tecnológico, o INATEL mantém grupos de pesquisa e Iniciação científica apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Fapemig e pela Finatel - Fundação Instituto Nacional de Telecomunicações. Os resultados são apresentados em congressos nacionais e internacionais. Esse conjunto de atividades agrega muitos valores à formação acadêmica e profissional dos estudantes.
Em parceria com a Linear Equipamentos Eletrônicos, empresa de Santa Rita do Sapucaí, o INATEL está desenvolvendo sistemas para transmissão de TV Digital. O projeto de pesquisa e desenvolvimento foi aprovado pela Financiadora de Estudos e Projetos do Ministério da Ciência e Tecnologia - Finep, com recurso do Fundo Setorial para Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações – Funttel. Os recursos são da ordem de 9 milhões de reais.

O Inatel foi a primeira instituição de ensino e pesquisa do país a ter a sua área de desenvolvimento de software certificada pelo CMM (Capability Maturity Model) nível 2, uma certificação reconhecida em todo o mundo, que atesta a qualidade dos serviços de softwares do Instituto. O Inatel Competence Center, centro do Inatel para transferência de tecnologia, tem em sua lista de parcerias empresas como Motorola do Brasil, Ericsson Telecomunicações, Benchmark Electronics e Nortel Networks.

Os alunos dispõem de um centro de convivência, um espaço propício à integração durante os intervalos das aulas e de um centro poliesportivo, com diversas opções para a prática de esportes como quadras de tênis, voleibol, futebol society e peteca, piscina, sala de artes marciais, musculação e ginásio poliesportivo, que também podem ser utilizados por todos os funcionários do INATEL. 
No INATEL, o aluno tem a oportunidade de ampla formação intelectual, cultural e social. Através dos Núcleos e Centros de orientação e apoio, os alunos recebem acompanhamento pedagógico e psicológico. O Centro de Ensino de Línguas - CEDEL, oferece cursos de inglês, espanhol, francês e alemão ; o Centro de Informações Científicas e Tecnológicas – CICT, em parceria com a Motorola do Brasil, é um Centro de Informações com cerca de 13 mil livros e de 30 mil periódicos. 
O Núcleo de Estágios e Serviços Profissionais – NESP, aproxima o aluno do mercado de trabalho, identificando e divulgando oportunidades de aprendizado profissional, além de coordenar programas de intercâmbio com universidades estrangeiras. 

O INATEL possui diversos convênios de cooperação internacional, através dos quais alunos e professores têm a oportunidade de estudar e estagiar em universidades e empresas da França, Alemanha e Polônia, durante o período de seis meses ou um ano. O Inatel possui ainda um convênio com a IAESTE para realização de intercâmbio em mais de 70 países.

Em 2002, o INATEL lançou o projeto Inatel Cas@Viva Responsabilidade Social, cujo primeiro programa, já em andamento, é o de Alfabetização Tecnológica para a Inclusão Social, que atende as crianças e adolescentes menos favorecidos da cidade de Santa Rita do Sapucaí. Eles têm acesso à tecnologia e recebem formação ética, cidadã e cultural e são incentivadas à prática de esportes. O Inatel Cas@Viva também desenvolve o projeto Aprender a Empreender, implantado em parceria com o Sebrae-MG, que ministra aulas sobre empreendedorismo para pessoas que queiram montar o seu próprio negócio.

Para saber mais sobre o Inatel, entre em contato: imprensa@inatel.br, ou pelo telefone (35) 3471-9200/ Fax.: (35) 3471-9314.




Veja Mais!