Alfenas

Alfenas é um município brasileiro localizado no sul do estado de Minas Gerais. Essa região pertencia à Freguesia de Cabo Verde. Altitude máxima: 888m acima do nível do mar, na cabeceira do Córrego Mateus Cego. Em grande parte composto por rochas cristalinas, constituída de uma superfície elevada caracterizada por sucessão de morros e garupas que vêm de Poços de Caldas, seguindo em direção das Calhas dos rios Grande e Sapucaí, com alturas variáveis de 800 a 1 000m.


Situado nos limites meridionais da zona intertropical e, sob influência da elevada altitude da região, o clima da região é do tipo tropical mesotérmico. A temperatura anual é de 19°C.
Verão e a primavera são as estações mais quentes, com máximas diárias variando de 28 a 30°C, outubro e novembro são os meses mais quentes chegando de 36 a 37°C e mínima de 9 e 10°C.
Com raras temperaturas abaixo de 0°C, que podem resultar em geadas.
Em relação ao regime de chuvas, o clima é úmido, com precipitação média anual de aproximadamente 1 590 mm.


Distâncias
São Paulo............. 306 km
Belo Horizonte..........340 km
Rio de Janeiro.........430 km
Brasília................910 km

Recursos Hídricos
Bacia hidrográfica do Rio São Tomé - Termina no lago de Furnas, cuja nascente fica no bairro Serra Escura no município de Machado.
Vale do rio Sapucaí, da bacia do rio Paraná e de alguns de seus afluentes foram inundados pelo reservatório de Furnas, que circunda o município, exceto pelo limite sul.
Rios e córregos
Ribeirão Cacus
Córrego da Laje
Represa de Furnas - 1ª Usina Hidrelétrica de Furnas Centrais Elétricas, na bacia do Rio Grande.

Sistema Viário
Composta por três estradas federais - BR-491, BR-267 e BR-369,
4 estaduais - MG-179, MG-184, MG-453 e MG-879, diversas municipais.
Alfenas foi servida até a década de 1960 por um ramal da Rede Mineira de Viação.

Aeroporto
Aeroporto Municipal de Alfenas. Pista de 1 600 m com balizamento noturno. Lupi táxi aéreo e Velanno táxi aéreo.

Economia
Considerada o núcleo urbano de bastante importância na região sul-mineira.
Tradicionalmente, agro-pastoril e grande centro produtor de café.
Instituições Financeiras: 10 (dez).
Agricultura: Desenvolve-se a cultura do arroz, alho, batata-inglesa, feijão, milho, café, cana-de-açúcar, mandioca, soja, tomate e frutas, cada uma delas com mais de 100 hectares de terra cultivada.
Em primeiro plano esta o café, principal produto que vem mantendo um nível bom de produção. É consumido internamente e exportado para outros municípios e estados do país.
Pecuária: Uma das mais antigas atividades econômicas do município conta com rebanho de aproximadamente 41 800 cabeças,utilizados na produção de leite e, em sua maioria, como gado de corte. Destaca-se a suinocultura com aproximadamente 4 770 cabeças e galináceas com 195 000 cabeças, para o ano de 2004. A pecuária leiteira é bastante desenvolvida e iniciativas na agroindústria, principalmente no setor do gêneros alimentícios, sucos e laticínios. Na área industrial vem consolidando o município, vocação para o setor têxtil.
Possui um Distrito Industrial que é um dos maiores do Sul de Minas, administrado pela Companhia de Distritos Industriais de Minas Gerais – CDI-MG, que agrega quase todo setor industrial de Alfenas, com indústrias de grande e médio porte.
Com o comércio varejista é bem diversificado e atende todos os municípios da região.

Fauna
Abriga diversas espécies de aves conhecidas como:
Biguatinga, garça, irerê, gavião-carijó, saracura-preta, frango-d'água, saracura-três-potes, saracura-do-brejo, quero-quero, asa-branca, tuim, jandaia, anu-preto, anu-branco, coruja-do-mato, martim-pescador, joão-de-barro, maria-branca, bem-te-vi, tico-tico, sanhaço-cinzento, tiziu, pássaro-preto-de-brejo, dó-ré-mi.
Mamíferos silvestres como:
Capirava, veado-mateiro, macaco-prego, cachorro-do-mato, lontra, paca, cutia, morcego frugívoro, gambá e outros. Sendo que alguns destes podem ter migrado para outras áreas.

Flora
Floresta do tipo Estacional Semidecidual e Ombrófila Mista. Espécies que ocorrem nesta vegetação:
Açoita-cavalo, angico, cedro,canela, sassafrás, massaranduba, canjerana, amoreira, jatobá, óleo copaíba, jequitibá, peroba rosa e guatambu. Nas matas ciliares, capixingui, ingá, pinheiro do brejo e ipê do brejo, árvores esparsas e cobertura de arbustos e sub-arbustos apresentando o marolo, barbatimão, espinheira santa, cagaita, ipê do cerrado e pau santo como exemplo.

Religiosidade
Tem quatro paróquias, 20 capelas (menos as rurais) e 40 pastorais, movimentos e irmandades.
Igrejas e templos também de várias outras religiões, com grande número de evangélicos.Exemplo: Igreja Evangélica Assembleia de Deus (a mais de 60 anos em Alfenas).
A tradicional igreja da cidade é a Igreja Matriz São José e Dores.
O município pertence à Diocese de Guaxupé.

Eventos
Festas religiosas e oficiais por datas:
Janeiro – Festa de Reis
Fevereiro – Carnaval
Março – Festa São José e Dores
Abril – Exposição Agropecuária – EXPOAL –
Maio – Comemoração do dia do trabalhador, festa oficial do bezerro, também comemora-se a festa religiosa de São Francisco em frente a Capela São Francisco.
Junho – Festa do queijo e do vinho, festa de São Pedro e Senhor do Bom Jesus.
Julho – Campeonato de Bets
Agosto – Rodeio Universitário
Setembro – Comemoração da independência do Brasil e festa de N. Sra. Aparecida - Na Capela de N. Sra. Aparecida.
Outubro – Dia 15 aniversário da cidade, festa da cerveja, Semana do teatro, Batizado da capoeira e Show de danças, Congada e Festa de Nossa Senhora Aparecida, comemora-se a festa de São Judas Tadeu também nesse mês.
Novembro – Consciência Negra
Dezembro – Dia 8 – Padroeira de Alfenas, Festa de Nossa Senhora do Rosário (Feriado Facultativo)
A festas da batata e do milho tradicionais, realizadas no mês de outubro, por ocasião do dia da comemoração do dia da cidade.
Sem data fixa, são as festas de São José e Dores, Noite Italiana, Raizão, Noite da Massa, Encontro de Corais, Festa da Imaculada Conceição e outras.



Veja Mais!