Contraponto apresenta tributo a John Coltrane

Projeto Contraponto faz show em Tributo ao Saxofonista John Coltrane 


Na próxima sexta (21), o Instituto Brasileiro de Música Contemporânea e Usiminas trazem a Pouso Alegre, MG, mais uma apresentação dos concertos Contraponto – Um diálogo musical.

Na ocasião o evento apresentará pela primeira vez um concerto da Série Tributos, que consiste em homenagear imortais que permanecem como expoentes na arte.

Na inauguração da temática o evento inicia com tributo a um dos maiores saxofonistas de jazz que o mundo já teve, John Willian Coltrane.

O músico que atuou principalmente nas décadas de 50 e 60 deixou um legado de composições e gravações que inovaram por diversas ocasiões a estética que envolvia a música de sua época, provocando mudanças de paradigma na arte do gênero que sobrevivem até hoje como referência para apreciadores e estudantes de música do mundo todo.

Quão notável sua expressividade e sinceridade ao fazer música que considerado visionário foi ícone da vanguarda de sua época e sua música resgata e mantém fortemente até hoje algo raro que é o espírito de tocar em grupo, que numa breve definição poderia ser dito que é a prática da música numa atmosfera de colaboração intensa entre os instrumentistas onde prioritariamente a música que resulta da soma de instrumentos é o foco e a individualidade apenas um complemento de escolhas para agregar idéias ao todo.

Por isso, devido à singularidade e peculiaridade de sua obra, Coltrane compõe a base histórica fundamental da música junto a nomes como Coleman Hawkins, Lester Young, Sonny Rollins,Miles Daves, Charlie Parker, entre outros.

Para o concerto do dia 21, os músicos que integram o quarteto do projeto Contraponto, Diego Nogueira (piano), Sandro Nogueira (guitarra), Roger de Assis (baixo) e Anderson Alarça (bateria), convidam o saxofonista paulista Cássio Ferreira.

Cássio que recentemente fez um show em São Paulo em tributo a Coltrane.
Trabalhou ao ladode músicos como Michel Leme, Arismar do Espírito Santo, Thiago Espírito Santo e com o guitarrista norte americano John Pizzarelli. Por sua desenvoltura como instrumentista e parcerias com grandes nomes, com apenas 26 anos, Cássio já integra com destaque o cenário da música instrumental brasileira.

O evento que acontecerá no próximo dia 21 no Teatro Municipal de Pouso Alegre às 20h, com entrada franca, integra a série de concertos aprovados pela lei estadual de incentivo a cultura de Minas Gerais e tem patrocínio da Usiminas, apoio do Instituto Cultural Usiminas e é realizado pelo Instituto Brasileiro de Música Contemporânea.


Informações: www.ibmc.art.br.


Veja Mais!