Jornal: Estado de Minas
O Estado de Minas é um jornal brasileiro. Fundado em 7 de março de 1928, é um dos mais importantes jornais impressos do estado de Minas Gerais, também conhecido como o grande jornal dos mineiros. Pertence ao Grupo Diários Associados. Seu principal concorrente é o jornal O Tempo. Os dois jornais editam os tabloides Super Notícia e Aqui BH, que também mantêm concorrência, principalmente na região metropolitana de Belo Horizonte.
O Estado de Minas circula diariamente com seus cadernos fixos: Política, Opinião, Nacional, Internacional, Economia, Gerais, EM Cultura e Economia.
Os seus suplementos são: Agronegócio, Bem viver, Ciência, Ragga Drops, Direito & Justiça, Emprego, Especial, Feminino & Masculino, Guia de gastronomia, Guia de negócios, Gurilândia, Hora Livre, Imóveis, Informática, Pensar, Prazer EM ajudar, Turismo, TV e Veículos.
O Estado de Minas começou a circular no dia 7 de março de 1928, quando os acadêmicos Pedro Aleixo, Mendes Pimentel e Juscelino Barbosa compram o acervo do Diário da Manhã. Eles se juntam a Milton Campos e Abílio Machado para criar a sociedade. Em 1929, Assis Chateaubriand incorpora o novo jornal aos Diários Associados.
Nos primeiros anos de funcionamento a redação do jornal contou com a presença de vários colaboradores que futuramente se destacariam, como os irmãos Braga: o poeta Newton Braga, de 1929 até 1932 e o cronista Rubem Braga em 1932, então com apenas 19 anos de idade. [1]
A respeito do Golpe de Estado no Brasil em 1964, o jornal publicou reportagem em 2 de abril de 1964, afirmando:
"Multidões em júbilo na Praça da Liberdade. Ovacionados o governador do estado e chefes militares. O ponto culminante das comemorações que ontem fizeram em Belo Horizonte, pela vitória do movimento pela paz e pela democracia foi, sem dúvida, a concentração popular defronte ao Palácio da Liberdade."
Site: impresso.em.com.br