UNIS: Grupo Educacional
A Fepesmig surgiu do ideal de educadores que um dia sonharam transformar Varginha no maior centro educacional do Sul de Minas. A entidade privada sem fins lucrativos foi criada em 1965 como Fundação Universidade do Sul de Minas (Decreto Estadual nº 8.496, de 15/7/1965), denominação alterada em 1974 para Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas (Lei Estadual nº 6.387, de em 17/7/1974).
A história da Fepesmig está intimamente ligada ao crescimento e desenvolvimento do Sul de Minas. Desde os primeiros passos, com a formação de professores através dos cursos de Licenciatura em História, Letras, Matemática e Pedagogia na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Varginha (Fafi), a Fepesmig cumpriu honrosamente a sua missão diante da sociedade.
O Unis-MG nasceu grande e no primeiro ano já inaugurava o segundo campus e criava os cursos de Engenharia de Produção e Nutrição. Administração (Comércio Exterior), Biomedicina, Fisioterapia e Serviço Social, quatro novos cursos em apenas um ano (2002). No mesmo ano, a Fepesmig implantou uma instituição de ensino superior em Três Pontas, primeira fora de sede, com a oferta da Licenciatura em Normal Superior e o Bacharelado em Administração. O Unis-MG criou curso fora de sede em Silvianópolis, através da Licenciatura Normal Superior. Esses fatos marcaram um dos períodos mais importantes para o crescimento e desenvolvimento da Fepesmig. Em 2003, o Unis-MG criou o curso de Enfermagem em Varginha e abriu mais um curso fora de sede, o de Licenciatura em Pedagogia em Cabo Verde e Nova Resende. No ano seguinte, a Fepesmig passou a oferecer o curso de Direito em Três Pontas.
No final de 2004, a família representada pela mantenedora Fepesmig recebia a mantença do Colégio Pio XII – Rede Pitágoras, instituição de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio de Varginha criada em 1956.
O ano de 2005 foi de extrema evolução no Ensino Superior no Sul de Minas. Mais uma vez de forma pioneira e inovadora, o Unis-MG abriu 8 novos cursos em uma modalidade denominada Graduação Tecnológica, uma proposta de qualificação superior de 2 a 3 anos com formação mais específica.
Ano após ano, a evolução do Unis-MG era evidenciada em fatos incontestáveis. Em 2006, o Sul de Minas ganhara a sua primeira instituição de ensino credenciada pelo MEC para oferecer cursos de graduação a distância.
Fora de sede, o Unis-MG implantou novos cursos em Alterosa (Pós-Graduação em Docência no Ensino Superior), Candeias e Guapé, com a Licenciatura em Pedagogia.
Se as barreiras geográficas haviam caído com a modalidade a distância, novamente seriam derrubadas, pelo menos em relação aos cursos presenciais, restritos até então ao Sul de Minas. Em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, foi inaugurada pela Fepesmig a primeira instituição de ensino superior fora da região de origem.
No âmbito da Pós-Graduação, após duas décadas do início das atividades (1988), a oferta de cursos ligados às áreas de conhecimento dos cursos de graduação esteve sempre em evolução, inclusive fora de sede.
As atividades de Pesquisa e Extensão nunca ficaram dissociadas do Ensino. A Instituição sempre desenvolveu cursos, eventos, projetos, programas e produtos de extensão universitária e incentivou as práticas de iniciação científica. Em 2007, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) classificou o Unis-MG como a instituição privada mineira que mais produziu trabalhos de pesquisa.
Nos últimos anos, a conexão do universitário ao mercado de trabalho através de uma ampla rede de convênios fez-se de maneira intensa, reforçando o papel do Unis-MG de oportunizar a inserção do estudante no meio profissional desde os primeiros períodos da vida acadêmica. Esse diferencial da Instituição é evidenciado com o alto índice de empregabilidade dos alunos, crescimento e reconhecimento profissional.
A internacionalização das relações também é diferencial percebido pela comunidade acadêmica. Os parceiros institucionais estão na Argentina, Chile, Espanha, Canadá, EUA, Alemanha e França, com alianças estratégicas que beneficiam estudantes, professores e colaboradores.
Para a inclusão de um número cada vez maior de pessoas no Ensino Superior, principalmente das classes mais necessitadas, uma das contribuições mais importantes para a comunidade na história mais recente é a participação em iniciativas governamentais como os programas de Financiamento do Ensino Superior (Fies) e Universidade para Todos (Prouni).
O cumprimento de metas e superação de objetivos institucionais levaram o Unis-MG a traçar caminhos ainda mais audaciosos. A visão de futuro até o ano de 2013 é ser a Instituição de Ensino Superior privada do Sul de Minas que oferece aos seus alunos a mais completa formação para o mercado de trabalho. Em paralelo caminha o projeto da construção da Cidade Universitária, uma iniciativa que vai duplicar a estrutura física atualmente disponível e oferecer a alunos, professores e colaboradores um ambiente educacional confortável, moderno e prático.
Esse registro é apenas uma parte da história da Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas, mantenedora do Colégio Pio XII (Varginha) e das instituições de ensino superior que formam o Grupo Unis: Centro Universitário do Sul de Minas (Varginha), Faculdade Betim (Fabe) e Faculdade Três Pontas (Fateps).
Fonte: http://portal.unis.edu.br