Passos
Passos é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Localiza-se a uma latitude 20º43'08" sul e a uma longitude 46º36'35" oeste.
A formação de Passos inicia-se em meados do século XVIII, com as primeiras fazendas sendo implantadas entre 1780 e 1830, sendo que a Vila propriamente dita, inicia-se em 1850. Em 2008, as estimativas do IBGE apontaram para Passos uma população de 107.619 habitantes, o que a torna a quarta cidade mais populosa do sul de Minas. Sua economia baseia-se principalmente no agronegócio, em pequenas indústrias de confecções e móveis, além de um forte setor de serviços, por ser um polo regional.
Paisagens planas, sendo ligeiramente onduladas em determinados locais, com áreas bem adequadas a agricultura e pecuária. Os ponto mais elevado situa-se a 1224m, no morro Bom Descanso e no morro Garrafão, com 1125m. Os solos são originários de rochas pré-cambrianas, cuja análise química mostra grande riqueza em minerais primários, com altos teores de potássio, o que transfere aos solos características de alta fertilidade.
O Município é rico em recursos hídricos, estando situado na bacia de Rio Grande, Rio São João, Ribeirão Conquista e Ribeirão Bocaina, maior manancial de abastecimento de água à população de Passos. O clima de Passos é tropical chuvoso, com temperatura média anual superior a 18 °C. A precipitação média anual é de 1.709,4 mm. A taxa de crescimento da população é 22,5%, na última década. As atividades econômicas predominantes são: agroindústria (açúcar e álcool, fermento, laticínios, frangos), agropecuária, cana, café, milho, avicultura de corte e de postura, suinocultura, indústria confeccionista e de serviços.
Na área da saúde Passos é uma cidade que tem todos recursos para tratamentos de várias doenças. Hoje Passos contém 3 hospitais completos: Hospital Santa Casa de Misericórdia de Passos; Hospital São José (Unimed); Hospital Regional do Cancêr.
Principais pontos turísticos
Capela Nossa Senhora da Penha; Santuária da Penha; Casa da Cultura de Passos; Estação Cultural; Igreja Matriz Bom Jesus dos Passos; Parque de Exposições Adolfo Coelho Lemos; Porto de Passos; Porto do Glória; Represa de Furnas; Represa Peixoto; Educandário de Passos; Praça da Matriz; Avenida da Moda.
Igreja Católica
O município pertence à Diocese de Guaxupé. A cidade e zona rural esta divida em 6 paroquias, sendo elas: Senhor Bom Jesus dos Passos, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora das Graças, Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora da Penha e São Benedito. Em Passos também esta o Mosteiro Carmelita São José e a primeira casa Rogacionista da América Latina, o Educandário Senhor Bom Jesus dos Passos, onde também funciona o Seminário Menor João Paulo I, fundado em 1980, além do Centro de Aprendizagem do Menor de Passos, que foi fundado pelos missionarios da Congregação de Irmãos de São Gabriel, onde até hoje atuam na formação das crianças carentes passenses.
Igreja Presbiteriana do Brasil
O município possui seis Igrejas Presbiterianas e duas Congregações, pertencentes ao Presbitério Vale do Rio Grande.
Igreja Evangélica Assembleia de Deus
O município possui vários ministérios das igrejas Assembleia de Deus, filiadas à CGADB e também varias igrejas Assembleia de Deus filiadas à CONAMAD Assembleia de Deus do Gama-DF.
Igreja Congregação Cristã no Brasil
O município possui cinco igrejas da Congregação Cristã no Brasil e quatro Salas de Oração, pertencentes à região de Guaxupé.
Comunidade Evangélica Apostólica Sara Nossa Terra
O município possui quatro igrejas, reunindo aproximadamente mil membros. Está subordinada ao bispo de Minas Gerais, tendo a sede nacional em Brasília - DF.
Maçonaria
Passos possui quatro lojas maçônicas regulares sendo elas:
Augusta, Respeitável e Grande Benfeitora Loja Simbólica "Deus, Universo e Virtude", filiada ao GOB/MG
Augusta e Respeitável Loja Simbólica "Leodolpho Evangelista da Rocha", filiada ao GOB/MG
Augusta e Respeitável Loja Maçônica "Deus, Justiça e Fraternidade", filiada à Grande Loja Maçônica de Minas Gerais
Augusta e Respeitável Loja Simbólica "Marcos Joelle", filiada ao GOMG/COMAB.
A cidade possui, também, o Capítulo "Jovens Unidos DeMolays de Passos", 461, da Ordem DeMolay, filiado ao Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil, e patrocinado pelas lojas maçônicas "Leodolpho Evangelista da Rocha", "Deus, Universo e Virtude" e "Marcos Joelle".
Há, ainda, a presença da Augusta e Respeitável Loja Simbólica "Sociedade Sentinelas de Salomão" Soberana e Independente, porém esta não é reconhecida como loja maçônica regular.
Avenida da Moda
A cidade possui um vasto parque confeccionista com 100 fábricas que se concentram na avenida Com. Francisco Avelino Maia, conhecida também como Avenida da Moda. A indústria mobiliária (móveis rústicos e finos) vem se destacando e ganhando expressão nacional pela sua qualidade de acabamento, design diferenciado e durabilidade. Comércio forte, infraestrutura de serviços institucionais e privados, aliados à tradicional hospitalidade mineira fazem do turismo de compras em Passos realmente um diferencial para quem visita a cidade.
Eventos
Exposições e mostras artísticas e fotográficas, lançamentos de livros fazem parte do intenso movimento cultural da cidade, que é dotada de excelente infraestrutura de espaços de pequeno, médio e grande porte elevam o nome de Passos como cidade dos eventos. Convenções, feiras e shows são regularmente realizados no município, tais como a EXPASS, com espetáculos musicais e leilões agropecuários.