Machado
Machado é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Possui uma população estimada em 39.509 habitantes (2009). A principal atividade econômica é o cultivo do café. Sede do Pastifício Santa Amália, grande distribuidor e fabricante de produtos alimentícios do Estado de Minas Gerais.
Distância de cidades importantes: 270km (aproximadamente) de São Paulo; 33km de Alfenas; 87km de Poços de Caldas; 69km de Varginha.
Pertence ao município o Distrito de Douradinho, localizado a trinta quilômetros do centro urbano de Machado. Também pertence a cidade de Machado o povoado da Caiana, que se localiza a 10km da cidade.Uma informação interessante sobre o distrito é que este tem data de fundação mais antiga que a sede do município(Machado)e também ja pertenceu ao município de Paraguaçu, isto no século XIX.
O município se destaca na produção de café, principal produto da economia machadense e grande gerador de emprego e renda.Recentemente a cidade recebeu o título de capital mundial do café orgânico devido a seu pionerismo neste tipo de cultura e suas exportações para países da Europa, Estados Unidos e Japão.Há ainda o Pastifício Santa Amália, grande distribuidor e fabricante de produtos alimentícios do Estado de Minas Gerais.
O Café produzido nas montanhas de Machado tem destaque internacional. Recentemente (2009) Machado conquistou um renomado título,a cidade brasileira produtora do melhor café do Brasil.Machado é conhecida internacionalmente como cidade produtora de cafés especiais.Os 4 cantos do planeta consomem os cafés machadense,locais onde esses cafés são exportados.Machado é destaque internacional como a Terra do Melhor Café do Mundo.Possui uma moderna Torrefação de cafés especias,junto ao IFSULDEMINAS - Campus Machado,abriga o Centro de Excelência do Café,é sede da Fazenda Experimental de Minas Gerais - EPAMIG.
Educação
Na área educacional a cidade apresenta escolas públicas (municipais e estaduais) e escolas particulares com sistemas de ensino: Unicol (Positivo), Unimape (Promove), CEFEM (Ser / Editora Abril) e o Colégio Imaculada Conceição (Objetivo). A Escola Agrotécnica Federal de Machado,com mais de meio século de existência, oferece cursos na área de agricultura, informática, segurança do trabalho e o superior em Cafeicultura Empresarial, que em 2009 passou a se chamar Instituto Tecnológico do Sul de Minas Gerais e no segundo semestre de 2009 começou a possuir também os cursos de Agronomia, Licenciatura em Ciências Biológicas e Licenciatura em Computação.
Machado conta com duas fundações de ensino superior, a FUMESC (Fundação Machadense de Ensino Superior e Comunicação) com os cursos de Direito e Administração e a FEM (Fundação Educacional de Machado). Com mais de 40 anos, esta instituição oferece vários cursos em diversas áreas (Letras, Pedagogia, História, Geografia, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Nutrição, Enfermagem, Educação Física, Gestão Ambiental, Redes de Computadores e Agronomia). Estudantes de diversos lugares do Brasil já se formaram nos cursos destas instituições machadenses.
Religião e Cultura
A população é tipicamente católica, possuindo também protestantes e outras demais religiões. É uma cidade que relativamente preserva sua cultura, principalmente os afro-descendentes (como pode ser notado na Festa de São Benedito, na Folia de Reis etc.).
A citada Festa de São Benedito é o principal evento cultural do município, que se destaca no Brasil dentro do âmbito das congadas machadenses, sendo realizada há quase 100 anos, nas semanas finais do mês de agosto.
O município pertence à Diocese de Guaxupé. Seu atual pároco é o cônego Walter Maria Pulcinelli. Também tem uma emissora de rádio, pertencente a Mílicia da Imaculada: a Difusora AM 760 kHz. Existe também outra paróquia, a de São José, atualmente presidida pelo padre José Augusto.